Como responsável por uma clínica ou consultório médico, você vive uma vida agitada. E não é por menos: você cuida de inúmeras funções e, quando sobra um tempo, você tenta gerenciar as redes sociais do seu negócio.
Entre a construção de estratégias eficazes e a supervisão de várias contas de redes sociais, você precisa estar sempre atento e atualizado. Dessa forma, você pode encontrar novas oportunidades de crescer e amadurecer suas técnicas de marketing médico.
E se isso não for desafiador o suficiente, o número de seus seguidores é inconstante. Sendo assim, você precisa de um sólido conhecimento para gerenciar redes sociais e criar fluxos de trabalho eficientes e chegar no objetivo que você escolheu.
Sabemos que gerenciar redes sociais é bem estressante. Pensando nisso, criamos este guia passo a passo explicando como gerenciar redes sociais com mais eficiência.
Saiba o que é Gerenciar Redes Sociais
Gerenciar redes sociais é, basicamente, um processo de:
- Análise de público-alvo;
- Desenvolvimento de estratégias adequadas;
- Concepção e distribuição de conteúdo;
- Atualização constante;
- Analisar o desempenho das campanhas (melhorar o que não gera engajamento e propiciar que conteúdos com mais engajamento permaneçam assim).
Tecnicamente, é pouca coisa se você SÓ faz isso. Entretanto, se você exerce outra função e ainda quer se arriscar nesse mundo virtual das redes sociais, é bom estar preparado.
Todas essas tarefas, que antes eram marginalizadas pelas clínicas e consultórios médicos, agora ganharam destaque nas estratégias de marketing médico.
Você deve estar se perguntando: Por quê eu preciso criar e gerenciar redes sociais para médicos? Simples, porque as redes sociais oferecem grandes oportunidades de ter um nome bem conceituado, conseguir mais pacientes, tornar-se um expoente na sua área de atuação – desde que você gerencie suas redes sociais de forma organizada e eficiente.
Por que é tão importante fazer uma boa gestão de redes sociais?
Como já dissemos, o potencial de negócios nas redes sociais é muito grande. Dessa forma, as clínicas e consultórios podem aproveitar as plataformas de redes sociais para direcionar com sucesso seus objetivos em todo o funil de marketing.
Sendo assim, consegue desde aumentar o conhecimento do nome até aumentar o número de pacientes.
Mas, para conseguir isso, você necessita gerenciar redes sociais com muita eficiência. Quanto mais metas você deseja atingir por meio do marketing médico, mais tempo dedicado às redes sociais precisará.
Está pronto para as dicas? Continue lendo para saber mais!
Como divulgar meu trabalho nas redes sociais?
A gestão das redes sociais serve para organizar todos os seus canais e deixar você preparado para atender a demanda de pacientes de acordo com as peculiaridades de cada uma dessas plataformas.
Ou seja, para tirar o melhor dos benefícios das redes sociais é preciso atuar em várias frentes, de formas diferentes ao mesmo tempo.
Ficou nervoso com esse montante de tarefas, calma que vamos mostrar o caminho das pedras! Não precisa ser especialista em redes sociais para conseguir sucesso.
Escolha as redes sociais que mais combinam com seu público
Se você acha que rede social se resume ao Facebook, está redondamente errado. Saiba que, além do famoso Facebook temos também o Instagram, Twitter, LinkedIn e até mesmo o Pinterest.
Seu público gosta mais de imagens do que de textos? Então é preciso gerenciar Instagram. Gostam mais de texto que imagens, invista no Twitter. Gosta de ambos? Prefira o Facebook. Entretanto, por que se limitar a uma rede social apenas?
Quando se tem mais de uma rede social, a probabilidade de atingir mais gente é muito maior. Sendo assim, você conseguirá atingir seu objetivo de forma mais rápida.
Saiba quem é seu público
Quem são as pessoas que vão até sua clínica médica ou consultório? A maioria é de homens ou mulheres? Qual a faixa etária? Quais os costumes? Qual o poder de compra dessas pessoas?
Quando você tem essas informações fica muito mais fácil ser assertivo nas campanhas e publicações.
Por exemplo, você administra uma clínica voltada para procedimentos estéticos e ginecologia. Logo, seu público alvo são mulheres acima dos 18 anos, que tenham certo poder de compra.
As campanhas precisam ser desenhadas e direcionadas para essas mulheres. Assim como as publicações.
Crie uma campanha assertiva
Agora, você já sabe quem é o seu público alvo e quais as redes sociais que mais atuam. Entretanto, isso não é suficiente para ter sucesso.
Crie materiais exclusivos, informativos e de qualidade. Lembre-se que não se pode publicar qualquer coisa e de qualquer forma.
É preciso seguir as regras do Manual de Publicidade Médica para evitar qualquer tipo de problema. Além disso, é preciso constância e estar sempre atualizado.
Quando não se tem uma frequência certa de publicações, o material não é de qualidade ou interessante, acontece exatamente o oposto do que você deseja. Esses são sinais de desleixo e nenhum seguidor gosta disso.
Analise sempre os seus resultados
Você precisa saber quantas pessoas acessaram a sua campanha, quantas interagiram ou encaminharam suas publicações.
Quando você tem dimensão do que está fazendo, fica mais fácil direcionar as próximas campanhas e até mesmo corrigir possíveis falhas. Por exemplo, o post não engajou porque o conteúdo não era suficientemente bom ou o horário publicado não favoreceu?
Preciso gerenciar redes sociais e não tenho tempo
Se você precisa investir mais em marketing para clínicas, principalmente na gestão de redes sociais, e não sabe por onde começar ou não tem tanto tempo para se dedicar quanto gostaria, nós vamos ajudar você.
Saiba que para cuidar exclusivamente do marketing médico, nós da Agência M4H temos um time especializado. Cuidamos desde a concepção de sua marca até gerenciar redes sociais, desenvolvendo campanhas assertivas que geram engajamento.
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Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde