A importância do planejamento de conteúdo basicamente é manter-se relevante na internet. Mas afinal, você sabe o que é e como fazer? Continue acompanhando nossa matéria para saber tudo isso e muito mais.
Você, provavelmente, adotou estratégias e ações de marketing de conteúdo para gerar leads. Além disso, as ações de marketing digital para médicos aumentam o engajamento dos pacientes e sua clínica está se tornando referência.
Agora, como você vai manter o ritmo e o fluxo? Simples, faça sempre o planejamento de conteúdo. Dessa forma, essa estratégia permitirá que você seja consistente com seus esforços de marketing e coloque o foco nas necessidades de sua estratégia e nos resultados projetados.
O que é e qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo?
A importância do planejamento de conteúdo está na união de estratégias e ações de marketing para atingir as metas estabelecidas. Ou seja, tudo, desde atrair pacientes usando redes sociais, utilização de SEO e até rastreamento de engajamento fazem parte do planejamento de conteúdo.
Além disso, é imprescindível que seu planejamento de conteúdo esteja alinhado ao funil de vendas. Sendo assim, é preciso atingir todos os estágios para que os leads, seus futuros pacientes e parceiros, sejam captados de forma assertiva. Mas qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo?
Saber identificar quem é seu público
Primeiramente, antes de iniciar o planejamento de conteúdo, é necessário saber para quem você está criando seu conteúdo. Dessa forma, você consegue criar um material mais assertivo e sedutor para quem acompanha você pela internet.
Faça as seguintes perguntas para si mesmo:
- meu público é feminino ou masculino?
- qual a faixa etária?
- quais os costumes e hábitos?
- qual o poder de compra?
- De onde são?
Sabendo essas respostas, você já tem um ótimo ponto de partida para o próximo passo.
Crie uma persona
A persona é a junção de todas as características mais relevantes do seu público. Somado a isso, você adiciona os dados conseguidos nas métricas, como por exemplo que tipo de formato consomem (vídeos, imagens, textos…), horários de acesso e quais as redes sociais mais utilizadas.
Sendo assim, você escreve para essa persona para que seu conteúdo seja consumido com mais frequência. Em outras palavras, essa persona é a média dos seus pacientes.
Conduza o paciente pela jornada
A jornada do cliente dentro do planejamento de conteúdo é simples, mas nunca deve ser subestimado ou esquecido. Ou seja, você precisa guiar, através das publicações, o paciente por um mundo de descoberta. Por meio da descoberta ele idealiza que tem uma necessidade que não tinha percebido antes.
Em seguida, é a hora do paciente considerar. Neste ponto, ele já sabe que tem uma necessidade e precisa resolver isso. Dessa forma, ele começa a considerar as soluções.
Após deliberar, vem a decisão: adquirir ou não esse pacote de serviços ou tratamento. E, é nessa hora, que ele passa de lead para paciente propriamente dito.
Por último, mas não menos importante, vem a retenção. Que é quando você vai alimentando e fidelizando esse público que conquistou. E isso é feito por meio de marketing de relacionamento.
Crie um modelo de planejamento de conteúdo para mídias sociais
O planejamento de conteúdo para redes sociais é peça fundamental para manutenção da sua imagem e propagação do nome da clínica ou consultório. Isso acontece pois as redes sociais são o meio de comunicação e propaganda mais utilizado nos últimos anos.
Essas ferramentas fantásticas tem baixíssimo custo e o retorno é muito bom. Entretanto,os conteúdos publicados devem ser de extrema qualidade e relevantes para que se obtenha o resultado desejado.
Para tanto, o planejamento de conteúdo para redes sociais deve ser pensado em forma de cronograma e levando em consideração assuntos que estejam sendo mais comentados.
Além disso, é possível pensar em constância, pois a linearidade é agradável ao consumidor de conteúdo. Dessa forma, o calendário de postagens pode ser pré-determinado e sofrer pequenas alterações, como no caso de lives ou datas especiais.
Pense que os conteúdos devem ser publicados diariamente em todas as redes sociais. Aí você decide quantas postagens no feed, quantos stories, vídeos para o Youtube de acordo com suas métricas.
Fique de olho nas métricas!
São as métricas que vão determinar os conteúdos que funcionam ou não. Ou seja, que tem engajamento ou não. Por meio das métricas você escolhe o melhor conteúdo e o ritmo de publicação. Considere como um termômetro.
Estratégia de conteúdo para médicos deve ser planejado com cuidado
De acordo com o do Think with Google, 84% dos pacientes usam a internet para pesquisar serviços médicos específicos. Além do mais, cerca de 44% dos pacientes que pesquisam por clínicas médicas agendam uma consulta.
Com base nessas informações, pode se supor que ter um material bem desenvolvido na internet é muito importante. Ter uma página atualizada e redes sociais com conteúdos interessantes e diários é imprescindível para cativar esses clientes.
Contudo, o conteúdo para médicos é um campo delicado. Não é todo conteúdo que pode ser publicado e não pode ser feito como a maioria dos outros serviços.
O marketing médico é regido pelo Manual de Publicidade Médica, no qual exemplifica o que pode e o que não deve ser feito. Portanto, além de saber como, quando e o que publicar, você deve seguir regras extras, que se quebradas, podem gerar multas e outros problemas. Mas como fazer isso tudo de forma correta e funcional?
Planejamento de conteúdo é com agência de marketing médico
Você sabia que existem agências de marketing especializadas em serviço médico? Além de saber tudo para promover seu sucesso, sabe como fazer isso de forma a não ferir o Manual de Publicidade Médica.
Cuidar do planejamento de conteúdo não é tarefa simples e deve ser realizada por quem entende. Por isso, a Agência M4H, especialista na área, é ideal para executar essa tarefa e proporcionar os melhores resultados. Conheça nossos Serviços e todos os Clientes que atendemos.
Aliás, clique no botão do WhatsApp aqui ao lado para começar a conversar conosco. Será um prazer atendê-lo!
Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Médico
520