Marketing médico: por que fazer?

Você é profissional da saúde e possui uma clínica ou um consultório? Então, provavelmente você já se perguntou como fazer uma boa divulgação de seu negócio, atraindo mais pacientes. Um bom caminho para isso é usar técnicas do marketing médico. Descubra algumas delas a seguir!

Afinal, o que é marketing?

Antes de tudo, você sabe o que é marketing? O conceito foi se moldando ao longo do tempo para conseguir abarcar todos os processos que representa. Mas, de forma geral, trata-se de estratégias criadas para otimizar os lucros de uma empresa a partir da adequação da oferta de serviços ou produtos às necessidades dos clientes/consumidores.

Agora, você deve estar ser perguntando…“como esse conceito de marketing se aplica à realidade do profissional da saúde?” Nesse caso, estamos lidando com serviços ao invés de produtos, e os pacientes são os potenciais clientes.

O marketing médico, portanto, reúne estratégias de divulgação e promoção dos serviços de uma clínica médica, por exemplo, visando solucionar da melhor forma possível a necessidade do cliente/paciente. 

Para isso, pode-se aplicar técnicas do marketing eficazes para chamar atenção dos pacientes, como anúncios no Google, elaboração de conteúdos que tenham relação com sua especialidade e gestão de um bom perfil nas redes sociais. 

Confira mais algumas técnicas:

  • Construir um site otimizado e adaptado para o mobile;
  • Ter um blog com conteúdo relevante para seus pacientes;
  • Ranquear seu site no Google orgânico (não pago) por meio de palavras-chave;
  • Investir em anúncios nas redes sociais.

Agora, conheça em detalhes as razões para investir em marketing médico.

Como atrair seu público-alvo com o marketing médico

Imagine que você é um médico ginecologista. Quem será seu público-alvo? Obviamente, mulheres. Mas, para além disso, deve-se considerar a faixa etária dessas mulheres, seu poder aquisitivo e alguns de seus hábitos de vida.

Por isso, traçar o público-alvo é imprescindível para conhecer melhor o perfil de seu paciente e se conectar com ele! 

Também é preciso levar em consideração para qual público você quer direcionar seu atendimento.

Por exemplo, se você está atendendo muitas mulheres de meia idade e deseja atrair um público mais jovem, é possível direcionar as suas ações de marketing médico para esse público, adaptando a linguagem e investindo em conteúdo do interesse dessas pessoas.

Ganhar visibilidade online faz parte do marketing médico?

Será que existe algum profissional que não gostaria de ser reconhecido pelo bom trabalho que faz? Pois é, e hoje em dia esse reconhecimento ocorre muito pelo mundo online. 

Por isso, o marketing médico supre essa necessidade por meio de técnicas funcionais que geram bons resultados para seu consultório ou sua clínica.

Gerar bons relacionamentos

Aqui entra o chamado marketing de relacionamento, que tem a ver com a construção de sua marca, fidelização de pacientes e criação de autoridade na área da saúde. A partir do momento em que você atinge seu público-alvo e o cativa, ele se tornará promotor de sua clínica ou consultório. 

Por isso, oferecer uma boa experiência é tão importante! E lembre-se de treinar toda a sua equipe para que os pacientes recebam atenção e cuidados merecidos!

Confie em uma agência especializada em estratégias de marketing digital para profissionais da saúde, clínicas, consultórios e centros médicos para cuidar de seu marketing médico. Conheça nossas soluções aqui.

Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde

Leia também

Marketing Médico

Branding médico: já ouviu falar?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diferenciação se tornou fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Na área da saúde, isso não é diferente. No passado, bastava um

Leia mais »
Rolar para cima