Marketing Médico: uma necessidade na qual vamos te ajudar!

Atualmente, não é difícil ver alguém pesquisando em seu celular algo que queira saber ou que esteja procurando. Saiba que essas mesmas pessoas utilizam essa ferramenta para também pesquisar sintomas, doenças e médicos! Veja esses dados extraídos do Think with Google que mostram o quanto é importante o marketing médico:

  • 44% dos pacientes que pesquisam por clínicas médicas ou médicos específicos agendam uma consulta;
  • 84% dos pacientes usam fontes online para pesquisas de clínicas médicas ou serviços médicos específicos;
  • Os pacientes, em sua maioria, pesquisam sintomas e termos relacionados à doenças quando são encaminhados para sites de clínicas médicas ou serviços médicos específicos.

Como médico ou administrador de clínica, você já tem o suficiente para se preocupar do que olhar o desempenho do seu site, blog e redes sociais. A sua ocupação é em tempo integral, assim como a de conceber e executar as estratégias de marketing. 

O marketing digital traz inúmeros benefícios para os setor médico, divulgando seus serviços para um público mais amplo, atraindo novos pacientes e estreitando laços com os que já estão estabelecidos. O marketing digital também permite que clínicas médicas ofereçam novas ferramentas no que diz respeito ao agendamento de novas consultas, facilitando a vida de pacientes e clínicas.

Não se trata de um simples post no blog ou de alguns anúncios. Existem muitos processos envolvidos no marketing médico que evolui com frequência e isso significa que é necessário estar constantemente atualizado para que seu desempenho seja o melhor.

E é exatamente por isso que estamos aqui, para fazer seu marketing médico com excelência. Continue lendo para entender melhor.

Afinal, o que é o marketing digital para médicos?

Para entender o que é o marketing digital para medicina, é preciso compreender os principais pilares do marketing digital propriamente dito. Veja abaixo quais são:

  • O planejamento correto de estratégias e ações;
  • A atração de leads (clientes);
  • A ativação da necessidade no cliente (quem já não pensou “eu nem sabia que precisava disso até ver”);
  • A conversão do lead em venda;
  • E finalmente a fidelização do cliente.

Tendo isso como base, podemos dizer que o marketing médico é quase um ecossistema virtualmente controlado, no qual facilitamos que seu paciente ou futuro paciente partam de onde estão até o seu encontro, através de uma espécie de funil que vai desde a atração até a fidelização. Com essas estratégias, a clínica será capaz de se comunicar com os pacientes, não importa onde estejam, para garantir que eles escolham você no final e que continuem voltando ao seu consultório.

Agora que você já entende um pouco mais, nos acompanhe para saber quais estratégias utilizar através de nossas dicas!

7 dicas de marketing médico que são indispensáveis

Como faço para atrair mais pacientes, consolidar minha imagem e fidelizar aqueles que já estão comigo? Siga as seguintes dicas para não cometer nenhum erro!

  1. Saiba qual seu real objetivo

Quer que sua clínica seja uma autoridade ou quer consolidar o nome que já tem? Quer mais pacientes ou fidelizar? É preciso delimitar quando cada uma dessas ações é necessária e focar nesse objetivo.

  1. Saiba quem é seu público alvo

Tendo o objetivo, agora é hora de estabelecer quem é seu público alvo. Como assim? Simples, imagine que você seja ginecologista, logo, seu público são mulheres. A partir daí você estabelece qual faixa etária, poder aquisitivo e até mesmo hábitos de vida. Cada detalhe é importante.

  1. Siga as regras determinadas pelo Conselho Federal de Medicina

Existe um Manual de Publicidade Médica que precisa ser seguido se quiser fazer marketing médico. Essas normas servem para proteger o público de divulgações mal intencionadas com o intuito de atrair maior número de pacientes. Dentre essas regras temos, por exemplo, o veto de algumas expressões como “resultado garantido”, “o mais eficiente” e “o único capaz de”.

  1. Saiba quais estratégias e ações serão utilizadas

Agora que você já sabe o objetivo, público alvo e as regras do manual de publicidade médica, é preciso traçar as estratégias e ações que irão levar você até o resultado que quer alcançar.

As ações podem ser várias, como criação de identidade visual, otimização do site, otimização para mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, criação e gestão de redes sociais, e-mail marketing, mídias pagas…

  1. Mantenha seu site, blog e redes sociais SEMPRE atualizados

A construção e manutenção de sua reputação está intimamente ligada com a facilidade de ser encontrado na web. Para isso é preciso manter o conteúdo atualizado e com informações relevantes sobre suas especialidades.

  1. Invista em SEO e Inbound Marketing

A utilização da ferramenta SEO amplia suas chances de ser achado facilmente no Google, lhe rendendo maior visibilidade e aumentando suas chances de ser encontrado por novos pacientes.

Já o inbound marketing é um conjunto de estratégias que são responsáveis pela publicidade que levam o paciente a procurar seus serviços de forma não forçada. Ele naturalmente é guiado pelo funil de marketing até que esteja pronto para contratar seus serviços.

  1. Post e fotos marketing digital

Tanto as fotos quanto o post de marketing digital são importantíssimos para que se tenha bons resultados. Eles precisam ser coesos, objetivos e relevantes. Invista em boas fotos e anúncios que levarão os seus serviços diretamente ao público recomendado. 

Gostou das dicas? Saiba como esse conjunto de informações são fundamentais para criar mais autoridade para especialistas.

Autoridade médica: você será uma através do marketing médico

É possível conquistar o status de autoridade em sua área médica através do marketing médico? A resposta é SIM!

Utilizando as ferramentas certas e seguindo as dicas que foram dadas é completamente possível aparecer no topo das pesquisas do Google. Isso vai mostrar ao seu público alvo o quanto está preparado para essa era digital e o quanto se sobressai em sua área de atuação.

É preciso empenho, perseverança e disciplina para chegar nesses resultados. Lembre-se sempre de gerar conteúdos que sejam relevantes e interessantes para seus pacientes. Lembre-se que para chegar nos resultados desejados, é preciso paciência, pois é uma longa estrada a ser caminhada.

Por fim, agora que você já sabe o que é e como funciona o marketing médico, o que acha de conhecer nossos serviços e os clientes que atendemos com muita satisfação? Venha conversar com a gente, teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas. Basta clicar no botão do Whatsapp ao lado e começar a conversar!

Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde

Leia também

Marketing Médico

Branding médico: já ouviu falar?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diferenciação se tornou fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Na área da saúde, isso não é diferente. No passado, bastava um

Leia mais »
Rolar para cima