Atualmente, não é difícil ver alguém pesquisando em seu celular algo que queira saber ou que esteja procurando. Saiba que essas mesmas pessoas utilizam essa ferramenta para também pesquisar sintomas, doenças e médicos! Veja esses dados extraídos do Think with Google que mostram o quanto é importante o marketing médico:
- 44% dos pacientes que pesquisam por clínicas médicas ou médicos específicos agendam uma consulta;
- 84% dos pacientes usam fontes online para pesquisas de clínicas médicas ou serviços médicos específicos;
- Os pacientes, em sua maioria, pesquisam sintomas e termos relacionados à doenças quando são encaminhados para sites de clínicas médicas ou serviços médicos específicos.
Como médico ou administrador de clínica, você já tem o suficiente para se preocupar do que olhar o desempenho do seu site, blog e redes sociais. A sua ocupação é em tempo integral, assim como a de conceber e executar as estratégias de marketing.
O marketing digital traz inúmeros benefícios para os setor médico, divulgando seus serviços para um público mais amplo, atraindo novos pacientes e estreitando laços com os que já estão estabelecidos. O marketing digital também permite que clínicas médicas ofereçam novas ferramentas no que diz respeito ao agendamento de novas consultas, facilitando a vida de pacientes e clínicas.
Não se trata de um simples post no blog ou de alguns anúncios. Existem muitos processos envolvidos no marketing médico que evolui com frequência e isso significa que é necessário estar constantemente atualizado para que seu desempenho seja o melhor.
E é exatamente por isso que estamos aqui, para fazer seu marketing médico com excelência. Continue lendo para entender melhor.
Afinal, o que é o marketing digital para médicos?
Para entender o que é o marketing digital para medicina, é preciso compreender os principais pilares do marketing digital propriamente dito. Veja abaixo quais são:
- O planejamento correto de estratégias e ações;
- A atração de leads (clientes);
- A ativação da necessidade no cliente (quem já não pensou “eu nem sabia que precisava disso até ver”);
- A conversão do lead em venda;
- E finalmente a fidelização do cliente.
Tendo isso como base, podemos dizer que o marketing médico é quase um ecossistema virtualmente controlado, no qual facilitamos que seu paciente ou futuro paciente partam de onde estão até o seu encontro, através de uma espécie de funil que vai desde a atração até a fidelização. Com essas estratégias, a clínica será capaz de se comunicar com os pacientes, não importa onde estejam, para garantir que eles escolham você no final e que continuem voltando ao seu consultório.
Agora que você já entende um pouco mais, nos acompanhe para saber quais estratégias utilizar através de nossas dicas!
7 dicas de marketing médico que são indispensáveis
Como faço para atrair mais pacientes, consolidar minha imagem e fidelizar aqueles que já estão comigo? Siga as seguintes dicas para não cometer nenhum erro!
- Saiba qual seu real objetivo
Quer que sua clínica seja uma autoridade ou quer consolidar o nome que já tem? Quer mais pacientes ou fidelizar? É preciso delimitar quando cada uma dessas ações é necessária e focar nesse objetivo.
- Saiba quem é seu público alvo
Tendo o objetivo, agora é hora de estabelecer quem é seu público alvo. Como assim? Simples, imagine que você seja ginecologista, logo, seu público são mulheres. A partir daí você estabelece qual faixa etária, poder aquisitivo e até mesmo hábitos de vida. Cada detalhe é importante.
- Siga as regras determinadas pelo Conselho Federal de Medicina
Existe um Manual de Publicidade Médica que precisa ser seguido se quiser fazer marketing médico. Essas normas servem para proteger o público de divulgações mal intencionadas com o intuito de atrair maior número de pacientes. Dentre essas regras temos, por exemplo, o veto de algumas expressões como “resultado garantido”, “o mais eficiente” e “o único capaz de”.
- Saiba quais estratégias e ações serão utilizadas
Agora que você já sabe o objetivo, público alvo e as regras do manual de publicidade médica, é preciso traçar as estratégias e ações que irão levar você até o resultado que quer alcançar.
As ações podem ser várias, como criação de identidade visual, otimização do site, otimização para mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, criação e gestão de redes sociais, e-mail marketing, mídias pagas…
- Mantenha seu site, blog e redes sociais SEMPRE atualizados
A construção e manutenção de sua reputação está intimamente ligada com a facilidade de ser encontrado na web. Para isso é preciso manter o conteúdo atualizado e com informações relevantes sobre suas especialidades.
- Invista em SEO e Inbound Marketing
A utilização da ferramenta SEO amplia suas chances de ser achado facilmente no Google, lhe rendendo maior visibilidade e aumentando suas chances de ser encontrado por novos pacientes.
Já o inbound marketing é um conjunto de estratégias que são responsáveis pela publicidade que levam o paciente a procurar seus serviços de forma não forçada. Ele naturalmente é guiado pelo funil de marketing até que esteja pronto para contratar seus serviços.
- Post e fotos marketing digital
Tanto as fotos quanto o post de marketing digital são importantíssimos para que se tenha bons resultados. Eles precisam ser coesos, objetivos e relevantes. Invista em boas fotos e anúncios que levarão os seus serviços diretamente ao público recomendado.
Gostou das dicas? Saiba como esse conjunto de informações são fundamentais para criar mais autoridade para especialistas.
Autoridade médica: você será uma através do marketing médico
É possível conquistar o status de autoridade em sua área médica através do marketing médico? A resposta é SIM!
Utilizando as ferramentas certas e seguindo as dicas que foram dadas é completamente possível aparecer no topo das pesquisas do Google. Isso vai mostrar ao seu público alvo o quanto está preparado para essa era digital e o quanto se sobressai em sua área de atuação.
É preciso empenho, perseverança e disciplina para chegar nesses resultados. Lembre-se sempre de gerar conteúdos que sejam relevantes e interessantes para seus pacientes. Lembre-se que para chegar nos resultados desejados, é preciso paciência, pois é uma longa estrada a ser caminhada.
Por fim, agora que você já sabe o que é e como funciona o marketing médico, o que acha de conhecer nossos serviços e os clientes que atendemos com muita satisfação? Venha conversar com a gente, teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas. Basta clicar no botão do Whatsapp ao lado e começar a conversar!
Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde