Antigamente, a propaganda boca a boca era a que mais atraía pacientes para sua clínica. Entretanto, hoje é preciso se esforçar um pouco mais e estar presente em redes sociais, como Instagram, para ganhar mais visibilidade. Então, como atrair mais pacientes para sua clínica nesse momento?
Atualmente, temos muitas ferramentas do marketing digital que podem auxiliar sua clínica a ter mais visibilidade e consolidar o seu nome. Contudo, é preciso saber como e quando fazer essas ações para não gerar um resultado contrário.
Como atrair pacientes usando as redes sociais?
Você sabia que uma das melhores ferramentas para atrair novos pacientes são as redes sociais? Sim, as redes sociais vieram para substituir o famoso boca a boca e estão fazendo isso de forma brilhante.
Ou seja, se você não está na web, seja com blog ou com redes sociais, não está sendo visto e muito menos reconhecido pelos seus próprios pacientes. Entretanto, criar perfis e não cuidá-los pode ser tão prejudicial como não ter.
Acompanhe abaixo a listagem que nós montamos para você após um longo estudo desenvolvido.
Cuide da imagem da sua clínica
Certamente você já ouviu falar que “imagem é tudo” em algum momento da sua vida. E, de fato, é tudo mesmo. Invista em um bom visual tanto para sua clínica quanto para seus perfis nas redes sociais.
Em sua clínica, a recepção deve ser agradável, ampla e iluminada. As cores claras ajudam a acalmar os pacientes e a presença de alguns quadros e esculturas os ajudam a se sentir acolhidos.
Já em suas redes sociais, é interessante ter uma paleta de cores constante, que passa um ar de organização para quem o visita. A qualidade das publicações também é imensamente importante, mas isso falaremos um pouco mais pra frente.
Invista em atendimento humanizado
E tem como atrair pacientes com um atendimento humanizado? Sim! Quando você é bem tratado em um lugar, a possibilidade dessa pessoa falar e publicar sobre o acontecido é gigantesca.
Procure instruir sua equipe sobre as diferentes necessidades dos pacientes. Cada um irá abordar de uma forma e, sabemos que estar doente não deixa ninguém de bom humor. Portanto, sorriso no rosto, paciência e cordialidade são instrumentos fortes para cativar os pacientes e seus acompanhantes.
E isso não se restringe aos atendimentos no local, é preciso ser cordial e acolhedor por telefone e no mundo virtual. Ser bem tratado é a porta de entrada para a fidelização.
Conheça seus pacientes
Você sabe o que seus pacientes precisam e quem são eles? Quando você planeja como atrair pacientes particulares é preciso conhecê-los, saber seus habitos de consumo, idade, sexo e interesses.
Dessa forma você consegue montar estratégias para capturar pacientes de uma forma bem assertiva.
Por exemplo, você quer fazer a publicidade de sua clínica que cuida da saúde da mulher, no qual oferece especialidades como ginecologia, obstetrícia e dermatologia. Logo, seu público é o feminino e deve ter um conteúdo próprio.
A exclusividade nessa área cativa o paciente e aumenta a sua popularidade. Pense nisso na próxima vez que for fazer uma campanha de marketing digital para médicos.
Crie conteúdos ricos
Agora que você já conhece seus pacientes, está na hora de oferecer conteúdos ricos. Ou seja, conteúdos que são relevantes e que chamam a atenção de alguma forma.
Os pacientes sempre procuram saber mais sobre os especialistas, portanto, o ideal é oferecer mais informações que os induzam a procurar sua clínica. Ofereça um ebook de como ser mais saudável em troca de nome completo e e-mail.
Dessa forma, sua equipe pode transformar esse lead em paciente durante um contato por email ou telefone.
Realize lives esclarecendo as dúvidas mais frequentes, monte infográficos e até grave vídeos para o seu canal no Youtube. Assim, você aumenta o engajamento e a quantidade de pacientes.
Mais interação
De nada adianta ter redes sociais, publicar esporadicamente e não responder os comentários, mensagens e directs. Ao responder você mostra que se importa com essa pessoa e isso, certamente, a conquista.
Jamais demore para responder um paciente. Lembre-se que ele pode ter dificuldades em entrar em contato através do telefone ou não consiga se deslocar até a clínica apenas para fazer um agendamento.
Constância
Seja constante em suas publicações, lives e vídeos. Os seguidores precisam ser alimentados com frequência para que você e sua clínica ganhem credibilidade e notoriedade.
É preciso, também, se preocupar com os conteúdos. Publicar qualquer coisa em qualquer horário é muito prejudicial. Tenha em mente que conteúdos ricos e específicos para seu público são muito importantes.
Qualidade
A qualidade é uma junção de tudo que foi dito anteriormente. A busca pela qualidade passa por todos os itens, desde o cuidado com a clínica até a preocupação na constância de posts.
Para tanto, é preciso uma grande dedicação, horas de estudo e principalmente sensibilidade para conseguir converter um seguidor em um paciente de fato.
Entretanto, acreditamos que a publicidade médica nas redes sociais deve ser pensada por uma equipe especializada no assunto. Continue lendo para saber mais.
Gestão de redes sociais para clínicas é coisa séria
Marketing para médicos nas redes sociais precisa ser cuidadosamente pensado e elaborado, visto que um grande público é atingido. De acordo com uma pesquisa realizada pela Think with Google, cerca de 44% dos pacientes que procuram por médicos na internet acabam realizando o agendamento.
Ou seja, se ele encontrar dificuldades de comunicação no seu site ou rede social, a probabilidade de procurar outra clínica é grande.
Como atrair pacientes parece simples, mas não é. Suas publicações devem estar de acordo com o Manual de Publicidade Médica e nada melhor do que ter uma equipe especializada para fazer isso por você.
É por isso, que nós da Agência M4H estamos aqui para auxiliá-lo nessa caminhada rumo à conquista de novos pacientes. Nossos serviços vão desde a concepção da identidade visual até a elaboração de publicações com otimização para mecanismos de busca, o famoso SEO.
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Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde