Quantas vezes você já se pegou pesquisando no celular sobre uma clínica médica ou consultório? E quantas vezes você se decepcionou ao acessar conteúdos desleixados? Saiba que se não cuidar do Marketing Digital para Médicos, o resultado pode ser desastroso.
Você está procurando por uma clínica de cirurgia plástica e no resultado da pesquisa aparece uma que até lhe chama a atenção. Entretanto, ao abrir a rede social, você vê que não é atualizado com frequência, as imagens não são de qualidade e as legendas são desconexas.
Em seguida, você acessa as redes sociais de outra clínica. Dessa vez, você se depara com postagens diárias, imagens com qualidade e conteúdo relevantes.
Agora perguntamos: Qual a probabilidade de você buscar mais informações com a segunda clínica do que com a primeira?
Acompanhe nosso artigo para reconhecer e evitar erros cometidos no marketing digital para médicos.
Piores erros de Marketing Digital para Médicos
Ter um blog e redes sociais da sua clínica ou de seu consultório não garante que a visibilidade vai ser convertida em pacientes. Ou seja, é preciso esforço, tempo e dedicação para cuidar de cada uma dessas ferramentas de marketing digital para médicos.
É preciso ter em mente a experiência do paciente ao acessar blogs e páginas. Dessa forma, o resultado é mais assertivo do que simplesmente publicar qualquer coisa sem planejamento.
Veja abaixo os piores erros do marketing digital para médicos.
Esquecer o Manual de Publicidade Médica
A propaganda médica é regida por um Manual de Publicidade que especifica o que pode ou não circular. Ou seja, é preciso conhecê-lo a fundo para evitar problemas futuros.
Veja abaixo itens que definitivamente não podem aparecer em seu blog ou redes sociais.
- Garantir resultados de tratamentos.
- Divulgar valores de consultas;
- Realizar qualquer tipo de propaganda enganosa;
- Publicar imagens de pacientes;
Não ter um blog
Ter apenas redes sociais não é o suficiente. É preciso passar credibilidade e oferecer materiais ricos e interessantes para seus pacientes e futuros pacientes.
Nesse blog é onde a clínica irá estreitar laços com seus pacientes, falar mais de seus serviços. Além disso, pode simplificar serviços como agendamento de consultas mais rápido.
Não ter um planejamento
Como já dissemos, não pode postar qualquer coisa em qualquer horário. Dessa forma, é preciso traçar uma estratégia de marketing para médicos mais assertiva.
Quando publicações, sejam elas em redes sociais ou blog, não fazem parte de uma estratégia, existe a possibilidade de gerar um efeito contrário. Ou seja, pode afastar seus futuros pacientes por um descuido.
A estratégia e o planejamento dentro do marketing digital para médicos é fundamental para atrair novos clientes e a clínica ter uma visibilidade maior.
Não conhecer seu público
Você precisa saber quem é seu público, a idade, local, o que fazem e até mesmo seu poder de consumo. Dessa forma, você consegue direcionar o conteúdo de uma forma mais benéfica para a clínica ou consultório.
Por exemplo, uma clínica de estética terá um público feminino maior, normalmente acima dos 25 anos e com um certo poder de compra. Logo, você precisa direcionar o conteúdo para esse público.
Misturar rede social particular com a profissional
Humanizar as redes sociais colocando uma foto ou outra mostrando que existe vida fora da clínica é um ponto positivo.
Entretanto, evite misturar publicações pessoais, como mensagens de bom dia, fotos de festas e posicionamento político dão um ar bagunçado ao seu perfil profissional.
Ter conteúdo desinteressante
Publicar sempre as mesmas coisas, as mesmas fotos, mesmos conteúdos só para manter as redes sociais e o blog “ativos” é uma péssima estratégia.
Redes assim, transmitem um ar preguiçoso, deixando parecer que aquela atividade não é importante ou que o que se faz na clínica não é interessante o suficiente para estar na internet.
Fazer marketing digital para médicos é produzir conteúdos com informações relevantes e que façam a diferença na vida dos pacientes. Dessa forma, o interesse cresce e a probabilidade desse lead virar cliente é muito maior.
Ser inconstante
Publicações em redes sociais e blogs tem dia e hora, sim. Ou seja, é preciso estar sempre presente, trazendo conteúdos interessantes e que despertem a curiosidade das pessoas.
Ao publicar esporadicamente, corre-se o risco de perder esse possível paciente para outro médico ou clínica. Tenha sempre em mente: Quem não é visto, não é lembrado.
Conteúdo sem SEO
Tem um blog e escreve artigos para ele? Esse é um ótimo passo rumo ao marketing digital para médicos! Entretanto, você esqueceu de otimizar ele para que os sites de busca coloque você no topo das pesquisas. Isso, definitivamente, não é bom.
Realmente é algo que a maioria esquece e, por isso, você não pode esquecer. Quando se faz um texto SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) ajuda a alavancar seu site e melhorar as visualizações.
Ignorar o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica para a propaganda de clínicas e consultórios. Dessa forma, o estabelecimento é cadastrado com o máximo de informações possíveis para que, ao pesquisarem, sua clínica apareça no mapa.
Além disso, o Google Meu Negócio permite que o paciente que encontrou sua clínica através dele possa falar diretamente com você caso seu cadastro esteja completo.
Não investir no Google Ads
O Google Ads, antigamente chamado de Google Adwords, é uma plataforma de publicidade online paga oferecida pelo Google.
Quando os usuários pesquisam alguma palavra-chave, através desse buscador, eles obtêm os resultados da consulta em uma página que mostram dois tipos de respostas.
Essas respostas incluem anúncios pagos que aparecem nas primeiras posições (Google Ads), e o restante são resultados orgânicos. Ou seja, investir em publicidade paga no marketing digital para médicos é a garantia de um rápido retorno em visualização e conversão.
A importância do Marketing Médico bem feito
Sabemos que é preciso tempo e extrema dedicação para criar e publicar todos esses conteúdos. Sem falar no cuidado em evitar todos esses erros do marketing digital para médicos que nós citamos.
Pensando nisso, nós da M4H somos uma agência de marketing médico especializada no assunto. Cuidamos desde a concepção visual até as suas redes sociais. Temos ampla experiência, confira nossos Serviços e os Clientes que atendemos.
Ficou interessado? Basta clicar no botão do Whatsapp ao lado e começar a conversar!
Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde