Você sabia que a maioria das campanhas de marketing digital para medicina não são bem planejadas? E você também sabia que investir em marketing digital para médicos ajuda na consolidação do seu nome?
Ao se arriscar no marketing digital para consultório médico, você precisa ter tempo, criatividade e seguir regras básicas. Dessa forma, você evita os erros mais comuns, causadores de grandes problemas.
Quer identificar os possíveis erros e buscar soluções que irão agregar na sua reputação virtual? Continue nos acompanhando. Boa leitura!
Marketing digital, medicina e redes sociais: mistura perfeita!
Ter um celular e muita criatividade não é o suficiente para colocar você no mapa dos profissionais da medicina mais visualizados da sua região. Ou seja, é preciso traçar e executar estratégias de marketing digital para medicina de forma assertiva.
Você precisa conhecer a fundo estratégias primárias, como funil de vendas e campanhas ricas. E precisa de tudo isso para publicar nas redes sociais?
Precisa! Só o Instagram tem cerca de 69 milhões de usuários, ou seja, um erro pode reverberar 69 milhões de vezes! E o que se deseja é ter 69 milhões de chances de ser visto, ouvido e compreendido da melhor forma possível.
Sendo assim, para aplicar o marketing em um serviço de consultório médico é preciso assertividade, comprometimento e conhecimento. Continue acompanhando para receber dicas valiosas.
Como aplicar o marketing em um serviço como consultório médico?
Existem inúmeras formas de aplicar o marketing em um serviço como consultório, clínica médica ou até mesmo em hospitais. Ou seja, cuidar da imagem dos seus negócios é fundamental para o sucesso e validação.
Acompanhe as dicas abaixo para fazer um verdadeiro marketing digital para medicina funcionar.
Tenha um site rápido e responsivo
Para ranquear, não basta ter apenas bons conteúdos, é preciso um site rápido e responsivo. O Google analisa cada um desses quesitos e a lentidão em seu site pode ser um problema.
Tem blog? Aposte na otimização
Você costuma escrever matérias para seu blog? Fique atento às regras que podem jogar você lá em cima nas páginas de pesquisa como o Google.
Para isso, invista em SEO dos seus textos, trabalhando palavras chaves que sejam relevantes. Dessa forma o Google consegue enxergar você e analisar seu conteúdo de uma forma melhor.
Redes sociais e site atualizados
Tem Instagram ou Facebook? Saiba que eles precisam ser atualizados diariamente. E não estamos falando de publicações no feed, estamos falando do serviço completo: feed, reels, stories…
Pacientes costumam consumir tudo isso, portanto, você precisa estar constantemente gerando conteúdos que atraiam a atenção deles.
Não investir em publicidade paga
Os resultados orgânicos são maravilhosos e nós sabemos disso. Entretanto, por quê não dar uma forcinha e acelerar o processo fazendo uma grande campanha paga?
Estamos falando do Google Ads, uma plataforma para criar e gerir publicidade paga. Esse tipo de ferramenta permite você aparecer nos primeiros resultados, aumentando a visibilidade.
Agora que você já pegou umas dicas importantes, vamos identificar as possíveis gafes? Descubra como alavancar o marketing em sua clínica médica sem cometer os erros mais comuns. Acompanhe!
Como alavancar o marketing em clínicas médicas sem cometer erros?
Primeiramente, é importante não fazer marketing negativo como mostrou a Exame em uma sequência de gafes tenebrosas que já aconteceram. Em segundo lugar, saiba identificar os possíveis erros antes que aconteçam. Mas como fazer isso dentro do marketing médico?
Parece uma tarefa árdua identificar esses pontos nos serviços de marketing digital para medicina, mas nós vamos te ajudar! Escolhemos as gafes mais comuns e que mais causam danos.
Não divulgar ou não ter um site
Apenas ter redes sociais não fará você se tornar autoridade ou ter destaque. Os pacientes analisam tudo: se tem site, se está atualizado, se oferece atendimento online e se tem um blog com matérias interessantes.
Outro ponto negativo, é ter um site e não divulgar para seus pacientes por meio de email marketing, não informar nas redes sociais e não investir em anúncios do Google Ads.
Não respeitar as regras de publicidade médica
A propaganda médica tem regras que estão disponíveis no Manual de Publicidade que especifica o que pode ou não circular. Ou seja, é preciso ter domínio do assunto para evitar que o CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) multe você.
Você já publicou algum conteúdo com os itens listados abaixo?
- Garantir resultados de tratamentos.
- Divulgar valores de consultas;
- Publicar imagens de antes e depois de pacientes;
Então corra para apagar! Essas são práticas proibidas, segundo o Manual de Publicidade Médica.
Não acompanhar as métricas
Tanto seu blog quanto sua página geram relatórios de acesso e interação que são chamados de métricas. As métricas são como um “termômetro” que indica o que funciona ou não e de onde vem o tráfego.
Aquela campanha que você achou super legal pode não ter tido muita reverberação e não gerou tráfego e isso aparece nas métricas. Procure analisá-las e adequar as próximas campanhas.
Ignorar emails e mensagens
Como você se sente ao enviar uma mensagem para uma empresa e não ser respondido? Você faria negócios com alguém que ignora seus clientes?
O mesmo acontece com seus pacientes. Dessa forma, procure responder dúvidas, elogios e o que mais for publicado. Assim, você fica mais próximo dos pacientes, garantindo a retenção dos mesmos.
Fazer tudo sozinho
Filmar, editar, criar um texto atrativo, publicar, acompanhar as métricas e traduzir isso em aprimoramento. Tudo isso dentro de uma campanha pré estabelecida com um foco genuíno na retenção de pacientes.
É muita coisa para uma pessoa só, não acha? Pensando nisso, nós da Agência M4H oferecemos um serviço especializado para você médico ou dono de clínica médica. Sendo assim, seja qual for a sua necessidade, nós temos como ajudar.
Com uma agência de marketing digital para médicos, você consegue ter redes sociais sempre atualizadas e com conteúdos relevantes. Além disso, é completamente possível ter material com qualidade que destaquem você e a sua clínica.
Cuidamos desde a concepção visual até as suas redes sociais. Temos ampla experiência, confira nossos Serviços e os Clientes que atendemos.
Ficou interessado? Basta clicar no botão do Whatsapp ao lado e começar a conversar!
Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Médico
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