Você decidiu que vai investir no marketing digital da sua empresa e se deparou com um gerenciador de Instagram e ficou perdido? Você já exibiu anúncios pelo Google Ads, está promovendo posts no Facebook e até mesmo no LinkedIn e nunca pensou no Instagram?
Está na hora de abrir essa porta e mostrar um mundo de possibilidades para você expandir sua clínica. Para você ter uma ideia, só no Brasil, o Instagram tem cerca de 69 milhões de usuários. Ou seja, são 69 milhões de oportunidades de você conseguir o que quer.
Gerenciador de Instagram ou post impulsionado?
Primeiramente, se você é iniciante na área das redes sociais, pode acabar se sentindo perdido. Calma que vamos explicar o que é o Instagram e como você deve utilizá-lo ao seu favor.
Além disso, antes de falar sobre o gerenciador de instagram, vamos dar algumas dicas para orientar você da melhor forma possível. Confira!
O que é Instagram?
O Instagram é uma rede social baseada em imagens. Como assim? A publicação precisa de uma imagem para entrar no feed, nem que seja a imagem de um texto. São fotos e vídeos que vão aparecendo no feed a medida que vão sendo publicadas, assim como no Facebook.
Entre as ações, o Instagram permite que você curta, comente, marque, envie para amigos e salve. São essas ações que irão alimentar o algoritmo do Instagram e trazer conteúdo útil ao usuário.
Se ficou curioso para saber mais sobre o Instagram e algumas de suas funcionalidades, clique aqui e saiba mais.
O objetivo do Instagram, como de qualquer outra rede social, é unir pessoas, fazer com que compartilhem suas ideias e momentos especiais. Só que há um “efeito colateral“: Inserção de empresas e marcas.
Sendo assim, você pode usar esse “efeito colateral” a seu favor:
- Visibilidade para clínica ou para o médico;
- Conquistar novos clientes;
- Fidelizar os que já são pacientes;
- Informar a população em geral.
Você pode conquistar isso tudo com um árduo trabalho diário, alimentando perfil, criando stories, reels e interagindo com seguidores. Entretanto, existe a possibilidade de acelerar esse processo através de publicações pagas.
A seguir vamos explicar como você pode acelerar todo esse processo e conquistar mais clientes e visibilidade.
Publicidade paga: qual a melhor?
Você deve estar se perguntando qual a diferença entre impulsionar um post ou investir no gerenciador de Instagram com o Instagram Ads. Além disso, qual deles é mais benéfico para sua clínica.
O impulsionamento de post funciona? Até funciona, mas isso não é muito profissional e aparece uma série de limitações. Sendo assim, se o seu objetivo é algo além de mais seguidores, o ideal é partir para o Instagram Ads, através do gerenciador de Instagram.
Instagram Ads: como funciona, onde habita e de que se alimenta?
O Instagram Ads é uma forma da clínica divulgar seu trabalho – de forma paga – por meio de conteúdo visual no Instagram.
Esses conteúdos pagos circulam pelos Stories e pelos feeds, atingindo o seu público. Mas como fazer isso?
Do mesmo modo que o Facebook, essas publicidades são criadas também na plataforma do Facebook Ads, ou também conhecido como Gerenciador de Instagram (ou Facebook). Essa plataforma tem uma funcionalidade extremamente importante: especificar seu público alvo por:
- Idade;
- Gênero;
- Localidade;
- Comportamentos;
- Interesses.
Ou seja, com essas informações em mãos, você consegue criar uma campanha bem direcionada e mais assertiva. Além disso, é lá que você determina quanto e como será o investimento, tempo de campanha e outras estratégias.
Curiosidade – Gerenciador de Instagram
Você sabia que anúncios em vídeos geram mais engajamento que os de imagens estáticas (sejam elas simples ou em carrossel)?
Em contrapartida, os anúncios de imagens estáticas possuem um custo mais baixo, logo, a adesão é maior.
Dicas para usar o Instagram Ads
Primeiramente, você precisa criar um perfil profissional. O processo é bem intuitivo e sem erros. Acesse as configurações do aplicativo e selecione “Alternar para o perfil comercial” e pronto. Agora você pode começar a elaborar sua campanha.
Escolha seu objetivo
Qual o seu objetivo? Ou seja, o que você deseja? Quer mais seguidores ou quer aumentar o número de pacientes? Quer fidelizar os pacientes ou quer ser Top of Mind da sua especialidade?
Saiba quem é seu público alvo
Por exemplo, você tem uma clínica que cuida da saúde da mulher, no qual são oferecidas as especialidades de ginecologia, obstetrícia e dermatologia.
Logo, seu público alvo são mulheres, certo? Mas que idade, que hábitos de consumo e de onde elas são? A escolha certa é a garantia de sucesso da sua campanha.
Qualidade, acima de tudo!
Ao criar um anúncio, tenha em mente que é uma rede social visual, ou seja, é necessário que vídeos e imagens precisem ser em boa qualidade. Sendo assim, procure gerar um conteúdo relevante ou contrate uma agência que possa criar vídeos e imagens de alta qualidade.
Ainda tenho dúvidas sobre Instagram Ads, o que eu faço?
Se mesmo assim, depois das nossas dicas, você quiser saber mais ou esclarecer outros tipos de dúvida, nós temos dois vídeos bem bacanas para indicar. Em um deles você aprende a criar uma conta de anúncio no Instagram e no outro ensina como fazer o anúncio propriamente dito.
Entretanto, nós acreditamos que você já tem bastante coisa para lidar, como cuidar dos pacientes e da administração do consultório e clínica. Sendo assim, nós temos uma solução para esse seu problema. Continue a leitura para saber mais.
Não tenho tempo para o gerenciador de Instagram, pode me ajudar?
Sua clínica ou o seu consultório estão precisando de uma ajuda para dar uma guinada no mundo virtual e conseguir mais visibilidade? Nós da Agência M4H somos especializados em Marketing Médico e certamente podemos ajudar com seu Instagram.
Cuidamos desde a concepção da publicação até os detalhes da campanha no gerenciador de Instagram. Nós vamos auxiliar você da melhor forma possível, além disso nossa equipe é especializada no assunto, como você pode ver aqui nos nossos Serviços e também através dos nossos Clientes.
Vamos conversar agora? Clique no ícone do WhatsApp aqui do lado e inicie um bate papo com um de nossos consultores.
Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde