Uma das perguntas que mais nos fazem é: o que é marketing de conteúdo para médicos e como isso vai me ajudar?”. Saiba que esse é o principal passo para quem quer ganhar visibilidade na carreira e na área em que atua.
Se você quer ser Top of Mind na sua área e conquistar prestígio, esse é o caminho mais seguro. Lembrando que é uma caminhada longa e requer muita dedicação e atenção.
Sendo assim, nós vamos contar aqui o passo a passo do processo. Tudo isso só para ajudar você na sua carreira e na da sua clínica.
O que é marketing de conteúdo e como fazer?
Primeiramente, antes de saber como fazer, é necessário saber o que é marketing de conteúdo e como funciona.
O marketing de conteúdo é um termo que se refere a uma série de estratégias de marketing digital com foco na criação e distribuição de conteúdos. Entretanto, esses conteúdos – que podem ser posts em redes sociais, artigos para blogs e materiais ricos como e-books – não promovem a marca de forma direta ou explícita.
Adotando essa estratégia de marketing de conteúdo, a clínica ou o médico ajudam o público alvo a identificar e resolver problemas. Dessa forma, o médico vira uma autoridade no assunto, convertendo números de redes sociais em possíveis pacientes.
O que o marketing de conteúdo faz por você é muito mais do que falar sobre seu nicho no mercado médico. Dessa forma, não se trata sobre o que você faz pelos seus pacientes, mas sobre o que seus pacientes precisam.
Quais as estratégias da propaganda médica?
O que é marketing de conteúdo dentro do mundo da propaganda médica? Sabemos que as estratégias de marketing de conteúdo médico precisam ter um cuidado especial para não ferir o Manual de Publicidade Médica.
Pensando nisso, é preciso se adequar às regras sem deixar que sua presença no mundo virtual seja apagada. Dessa forma, separamos algumas dicas do que é marketing de conteúdo e como trabalhar com ele. Continue nos acompanhando!
Porque é importante fazer inbound marketing para clínicas?
Por que essa é uma das mais importantes estratégias para atrair pacientes para sua clínica ou consultório. Você faz isso disponibilizando conteúdos relevantes através desses itens:
- Blog;
- Landing page com material rico;
- Redes sociais;
- Email marketing.
Ou seja, o inbound marketing, ou marketing de atração, é um conjunto de ações que promovem essa conversão para futuros pacientes e clientes. Além disso, colabora para melhor visibilidade. Vamos ver um pouquinho de cada um desses itens?
Blog
É a mais famosa porta de entrada para quem quer saber o que é o marketing digital e como funciona. Quando se cria um blog com um domínio próprio, isso já o torna bastante relevante.
Além do mais, quando se oferece conteúdo de qualidade, com informações importantes e com uma boa otimização em SEO você já garante credibilidade por parte dos pacientes. E se houver cadência em suas publicações e ela tiver boa otimização, com o tempo você pode chegar ao topo das pesquisas dos sites de busca de forma orgânica.
Dicas valiosas para quem quer ter um bom blog:
Planeje suas pautas;
Tenha cadência em suas postagens;
Utilize SEO;
Diversifique o tipo de comunicação (vídeos, infográficos, podcasts…)
Materiais Educativos
Ou também conhecido como materiais ricos. Trata-se de webinars, kits, ebooks, infográficos e etc.
Esses materiais são oferecidos aos pacientes em troca de alguma informação, como nome, email e telefone. Normalmente, esse material fica em uma landing page, que são ótimas para conversão.
Vídeos em Redes Sociais
Você sabia que vídeo em uma rede social, qualquer uma que comporte esse formato, aumenta em até 85% a intenção de contratar um serviço ou comprar algo?
Esse é um formato que está muito em alta hoje, visto que o Instagram, rede social baseada em imagens, é a segunda rede preferida dos brasileiros.
Invista em imagens de qualidade, com conteúdos relevantes e com boas produções. Não esqueça que as transmissões ao vivo são bem interessantes e extremamente conversivas.
Email Marketing
Se você acha que email é algo ultrapassado, saiba que esse tem sido o carro-chefe para muitas clínicas que sabem utilizá-lo de forma correta. Ele ultrapassa a fase de ser apenas um canal de envio de mensagens e notificações, ele vira uma ferramenta para espalhar conteúdo.
Além disso, ele é uma ferramenta interessante para estreitar laços com os pacientes, fazendo uma comunicação direta. Também é possível fazer envio de newsletters, divulgar novas informações e , o mais importante, nutrir seus clientes. Se não os nutrir com informações, atualizações e possíveis promoções, você acaba caindo no esquecimento.
Apesar de tantos benefícios, é preciso ter cuidado para não ser inconveniente ou passar a imagem de desleixo. Confira as seguintes dicas:
Jamais compre listas de e-mail.
Consiga eles através de ações em landing pages em troca de material rico;
Jamais envie um “email imagem”.
Crie algo pessoal e interessante, sem parecer um folheto que entregam na rua. Isso dá a impressão de desleixo, de trabalho preguiçoso.
Jamais envie e-mails demais.
Preocupe-se com a frequência e tente não ser invasivo, respeitando o tempo do seu paciente.
Jamais esqueça de mensurar os resultados.
Se uma ação não está dando retorno é provável que tenha algo de errado com essa campanha. Pare e repense, não desgaste seu paciente.
Existe agência de marketing para médicos?
O marketing digital para médicos precisa, sim, de uma agência que saiba o que é marketing de conteúdo e trabalhe com excelência.
É preciso muito tempo e dedicação para alcançar qualquer resultado no mundo virtual. Além disso, é necessário saber como e o que planejar, quais estratégias traçar e quanto investir. Uma estratégia mal feita ou mal executada pode arruinar todo seu planejamento e até mesmo ser um desserviço.
É por isso, que nós da Agência M4H estamos aqui para auxiliá-lo nessa caminhada rumo aos objetivos que você mesmo traçou. Nossos serviços vão desde a concepção da identidade visual até a elaboração de publicações com otimização para mecanismos de busca, o famoso SEO.
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Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Digital em Saúde