Por que montar um planejamento estratégico de marketing?

Você deve estar se perguntando, o que é um planejamento estratégico de marketing? Essa dúvida extremamente comum na verdade se trata de um grande cronograma e estudo que determina sua atuação em marketing.

Hoje não é só planejar e realizar marketing de conteúdo, é necessário compreender quem receberá as campanhas realizadas e como você vai conseguir atingir seu objetivo de atrair novos pacientes. 

A maior referência quando falamos de marketing é Philip Kotler, um estudioso que possui grande influência na ciência de atrair novos clientes. Kotler afirma que:

“planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

Ou seja, o planejamento estratégico de marketing tem como sua essência orientar as empresas em seus planos para a geração de lucros e atingimento de objetivos.

Dessa forma entende-se que é graças a esse tipo de programação que os esforços em marketing atingem as pessoas certas e conseguem concluir sua missão de atrair novos clientes para as empresas.

No entanto, para esse fim existem etapas a serem trabalhadas cautelosamente, que irão agregar não só no marketing mas também em outros pontos a serem melhorados na instituição.

Qual a importância do planejamento estratégico de Marketing?

Quando pensamos qual a importância do planejamento estratégico de marketing, entendemos que esse tipo de estudo e preparação possui diversos benefícios não só para o mercado médico, mas como para todo tipo de empresa.

Isso porque, sem essa organização antecipada, as companhias e profissionais se perdem dentre tantos objetivos e possibilidades, principalmente por não saber exatamente onde deseja chegar, como, quais seus diferenciais e pontos a serem trabalhados. 

Nesse sentido se torna primordial entender todo o potencial da empresa e do produto para “sair da caixa” e conseguir identificar além do óbvio, ou seja, quais os caminhos mais adequados, o que outras empresas de mercado fazem (essencialmente sem achismos e intuições).

O plano estratégico vai muito além de um documento e estudo. Trata-se de uma ferramenta de inteligência de mercado que se propõe a te deixar à frente de seus concorrentes e entregar melhores conteúdos a pessoas. Dessa forma, elas podem se tornar possíveis futuros clientes, além de permitir que a empresa tenha credibilidade à vista para todo o mercado.

Como fazer meu planejamento estratégico de marketing?

Recentemente a Rock Content, empresa global de marketing, disponibilizou um conteúdo tratando sobre planejamento estratégico de marketing e afirma que os principais passos para a elaboração do planejamento são:

  • diagnóstico;
  • identidade organizacional;
  • metas e indicadores de sucesso;
  • plano de ação;
  • acompanhamento e análise.

Dessa forma, entende-se que o desenvolvimento deste trabalho conseguirá estruturar todo o processo que abrange a base do marketing.

Quando falamos de análise de mercado tratamos diretamente de um diagnóstico, ou seja:

  • análise de concorrentes;
  • quais os canais que utilizam;
  • principais diferenciais.

E tudo mais que agregue em uma comparação entre sua empresa e o adversário.

Uma importante ferramenta para esse ponto é a Matriz de Porter. Questões como economia, política e cultura são fundamentais nesse momento.

Posteriormente, quando tratamos de posicionamento, também entendemos a própria empresa e qual o objetivo principal a ser atingido. Já sabemos sobre o concorrente mas e o seu próprio negócio? Sabe o que o distingue?

Para esse autoconhecimento, recomenda-se utilizar a análise swot. Assim, é possível entender os pontos fortes e pontos a serem melhorados, beneficiando dessa forma muito mais do que o próprio marketing mas a estrutura completa

Dessa maneira ficará muito mais fácil definir sua oferta para o mercado, porém, um ponto extremamente importante para um posicionamento completo é o público alvo.

Quem é seu público alvo?

Afinal, conhecer o receptor de todas as informações que você deseja externalizar é fundamental, pois é preciso conhecer o consumidor, suas preferências e necessidades. É recomendado que principalmente a área médica tenha apoio de uma agência de planejamento estratégico para esse tipo de trabalho.

Dessa forma, compreender o público alvo e criar personas é um trabalho completo, de profunda análise que pode alterar todo o curso das estratégias de marketing. Pois, dessa forma, ocorrem as segmentações de campanhas e definições de jornadas de compra. Ou seja, tudo se baseia na possibilidade de personalização para que seu marketing seja mais atrativo.

Do mesmo modo, entender os melhores canais com base nos levantamentos citados anteriormente nos leva ao plano de ação. Aqui, é crucial ter todas as informações de público e mercado para atuar com base em um objetivo estabelecido. Para isso, a persona se torna um alicerce importante para a entrega de informação desejada.

Por fim, após criado todo o planejamento estratégico de marketing, fique atento às métricas. Por meio delas, será possível compreender se o resultado está sendo positivo e quais pontos necessitam ser ajustados. A melhor forma de aprendizado é analisando os próprios números.

Hora de traçar os objetivos e montar o plano de ação!

Agora que você já entendeu o que é e toda a importância do estudo de mercado, posicionamento e objetivos, está na hora de aplicar! Afinal, o sucesso vem através de muito esforço.

Porém, tenha em mente que é necessário sempre se atentar a pequenos pontos. Afinal, a área médica possui regras específicas. Aliás, você realmente sabe tudo que não é permitido para o marketing médico? O G1 fez um teste que você pode acessar e se basear nele para não cometer erros que podem custar caro.

Uma forma de não cometer erros graves no marketing médico é a contratação de uma agência de planejamento estratégico. Afinal, são equipes altamente qualificadas que estão habituadas a todas as metodologias utilizadas para pesquisas e plano de ação.

Para a contratação dessas equipes se torna fundamental entre os critérios a agência possuir clientes no segmento e um grande portfólio de serviços. Possibilitando, assim, que o trabalho seja criado por completo de forma profissional e que entregue os melhores materiais para os atuais e futuros pacientes.Sendo assim, entre em contato conosco pelo Whatsapp e saiba mais! Será um prazer atender você!

Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Médico

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