Como fazer vídeos para o Youtube: da ideia até a divulgação

O Youtube é a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo, estando apenas abaixo do Google. Essa informação vem de uma pesquisa da RockContent que apenas confirma a necessidade de criação de conteúdos para essa plataforma.

Se você faz parte do grupo que quer se manter ativo, mas ainda não sabe bem como atuar no Youtube, fique tranquilo. Com esse artigo vamos te ajudar a entender como fazer vídeos para o Youtube, principalmente em como criar algo relevante e direcionado.

Porque fazer vídeos para o Youtube voltado para pacientes?

Imagine que em uma manhã de domingo, uma jovem mulher acorda não se sentindo bem. Os sintomas são dor de cabeça e enjoo. Ao realizar uma breve pesquisa na internet, pensando erroneamente na automedicação, encontrou as seguintes possibilidades relacionadas:

  • enxaqueca;
  • graviez;
  • labirintite;
  • ressaca;
  • cefaléia de tensão;
  • câncer.

Essas pesquisas com listagem de sintomas são muito comuns por conta da ansiedade e facilidade à informação, alimentando os cybercondríacos, ou seja, toda pessoa que procura por respostas online.

Infelizmente, nem todas as fontes de informações na internet são seguras, de forma que muitos diagnósticos são errôneos, gerando automedicação e desinformação. Dessa forma, encontramos um mercado carente de curadoria de conteúdos e de credibilidade nas informações.

Ao se dedicar na criação de vídeos médicos, é possível levar ao paciente credibilidade, informação, confiança e calma para diversas situações. É a partir desse primeiro contato digital que o paciente forma a impressão do profissional e opta (ou não) pela consulta.

Pensando nisso, montamos um passo a passo de como fazer vídeos para o Youtube, desde o estudo de mercado até mesmo na divulgação do conteúdo.

Além de pensar em como fazer vídeos para o Youtube, você sabe com quem quer se comunicar?

Como você já sabe a importância do Youtube para médicos, está na hora de pensar em um plano de ação. Você conhece o público de seu consultório? Isso é muito importante, pois, por meio desse conhecimento você consegue direcionar a sua comunicação. Dessa forma, é possível fazer aquele conteúdo chegar no público alvo de forma mais natural e efetiva. 

De acordo com a RD Station, conhecer o seu público faz com que haja mais eficiência no marketing, construindo abordagens mais certeiras e mais conversões, nesse caso, mais agendamentos de consultas. Para facilitar o encontro do Perfil de Cliente Ideal, faça o mapeamento dos seus pacientes e conheça pontos em comum entre eles, por exemplo:

  • sexo predominante;
  • faixa etária;
  • queixas mais comuns;
  • onde moram;
  • se possuem plano de saúde.

Depois de estudar os tópicos acima e outros que você considerar relevante, é possível identificar qual o tipo de comunicação mais eficiente e até mesmo quais conteúdos podem atrair pessoas de mesmo perfil para o agendamento de consultas

Aqui, no blog, nós já citamos erros do marketing digital para médicos e um dos pontos mais importantes é sobre não realizar essa pesquisa. Sem esse material básico, infelizmente não conseguirá um bom alcance para sua produção.

Após o estudo de público, pense em quais conteúdos devem ser postados. Mas atenção, a área médica possui restrições de publicidade. Dentre as principais limitações estão:

  • garantir resultados de tratamentos.
  • divulgar valores de consultas;
  • publicar imagens de antes e depois de pacientes.

Uma excelente dica de como fazer vídeos para o Youtube é um planejamento de conteúdos. Liste os temas que deseja gravar os vídeos, junto com datas, quais pontos quer falar e assim por diante. Definitivamente dessa forma fica muito mais fácil de conseguir escrever o roteiro, realizar as edições, criar as thumbs – que também são conhecidas como as capas dos vídeos, programar a postagem e qual a divulgação necessária.

O Youtube para médicos é muito importante porque é uma ótima ferramenta para inbound marketing. O vídeo sendo um conteúdo relevante e de qualidade, com uma boa divulgação pode conseguir de forma orgânica um bom número de novos pacientes. 

Sendo assim, para uma produção de vídeo que leve um conteúdo cativante, o ideal é a contratação de uma equipe especializada em marketing médico, de preferência que já tenha clientes no segmento, garantindo que haja especialistas por trás das produções. Dessa forma, não ocorre riscos de erros no marketing digital e é possível demonstrar seriedade nos vídeos para o público.

Qual a diferença do vídeo Youtube e do Instagram?

Quando falamos em produção de conteúdo, estamos tratando de um tema muito amplo. Por exemplo, fazer vídeos para o Youtube é uma forma de estar presente em um dos maiores buscadores de informação do mundo.

Sendo assim, a principal diferença entre vídeos do Youtube e do Instagram é a finalidade. O Instagram é uma rede social de entretenimento, onde você pode fidelizar seus pacientes e os informar, porém, com um modelo de conteúdo mais leve, nada extremamente trabalhado.

Já o formato de vídeo do Youtube é de informação, onde ocorre mais esforço para a produção. A edição, áudio, luz, temática, linguagem, hashtags vinculadas, entre outros fatores, são devidamente estudados e avaliados.

Outra diferença do vídeo do Youtube e do Instagram são os formatos. Os vídeos do Instagram são mais aceitos quando feitos na vertical. Mesmo que o IGTV aceite vídeos na horizontal, não é possível ignorar o costume de usabilidade do usuário.

Já o formato de vídeos do Youtube é na horizontal, pois há o constante uso da plataforma não só no mobile como também via TV e Desktop.

“Mas o que são os reels no Instagram?” você deve estar se perguntando. São vídeos curtos, na vertical, geralmente dinâmicos e quase sempre voltados para entreter o público. Portanto, você deve ter total conhecimento de como fazer vídeos para o Youtube, pois é a melhor ferramenta para vídeos com conteúdos ricos e relevantes para seus atuais e futuros pacientes.

Agências de marketing médico sabem como fazer vídeos para o Youtube?

Sim! E não é só isso, nós da M4H temos diversos serviços que são bem úteis para a saúde virtual da sua clínica, consultório ou hospital.

Fale conosco pelo whatsapp e esclareça todas as dúvidas sobre produção de conteúdo e divulgação. 

Se você gostou dessa matéria, provavelmente vai curtir essas que separamos:

Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Médico

520

Leia também

Marketing Médico

Branding médico: já ouviu falar?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diferenciação se tornou fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Na área da saúde, isso não é diferente. No passado, bastava um

Leia mais »
Rolar para cima