O Instagram é conhecido por ser muito variável quanto a entrega de conteúdo para seus usuários. Ou seja, ocorrem muitas mudanças na rede que alteram o marketing de todas as empresas que o utilizam.
As mudanças do Instagram são respostas ativas ao comportamento dos consumidores, que se alteram a todo momento. Dessa forma, não há uma fórmula mágica para a criação de conteúdo e sucesso do mesmo. É necessário conhecer seu público e ser criativo para entregar o melhor conteúdo possível.
De onde surgiram as mudanças no Instagram?
Quando falamos em melhor conteúdo possível, estamos nos referindo a Adam Mosseri, head desta rede social, que usou seu perfil para informar sobre o que mudou no Instagram e como as mudanças devem impactar no marketing das empresas.
De acordo com Adam, a rede não queria mais ser lembrada como uma rede social apenas de fotos. Por meio de pesquisas e análises de métricas, foi compreendido que os usuários reconhecem o Instagram como uma rede de entretenimento e informação.
Dessa forma, abre-se uma nova porta para a rede que foi listada pela Resultados Digitais, em parceria com a We Are Social e Hootsuite, como a quarta rede social mais usada no Brasil. Com uma porcentagem de 86.3% de adesão de brasileiros que utilizam redes sociais com frequência, é possível colecionar mais do que momentos, mas experiências e narrativas.
O atual foco das redes sociais, graças ao que mudou no Instagram, são os vídeos, preferencialmente curtos e em formato vertical, gerando proximidade com o seguidor. Uma das ferramentas que foi implantada é o Reels, sendo essa usada também para confronto direto com a rede social TikTok.
Muitas funcionalidades a partir de então foram criadas, como os duetos, gerando possibilidade de conteúdo orgânico. Os Reels também são grandes aliados para postagens baseadas em virais e modismo, perfeitos para engajamento e alcance de público mesmo sem impulsionamento pago.
Mudança do algoritmo do Instagram irão impactar o marketing médico
Com o atual posicionamento do Instagram, novas formas de usabilidade do aplicativo também são discutidas. Porém, tudo se deve ao comportamento do consumidor e sua forma de absorver os posts da rede.
Dentre as mudanças no Instagram estão:
- Recomendações de conteúdo;
- Prioridade para vídeos de entretenimento;
- No Feed, haverá a possibilidade de conteúdos de pessoas que não são seguidas, como um sugestivo de conteúdo próximo ao entretenimento já consumido;
- Interface amigável para vídeos gravados em tela normal e tela cheia.
Pensando nisso e entendendo as mudanças do Instagram, as empresas e profissionais devem compreender as mudanças de algoritmo da rede. Sendo assim, devem realizar diversas pesquisas e análises para o desenvolvimento e plano de ação para a geração não só de conteúdo rico, mas também a melhor forma para otimizar a passagem de informação.
O marketing médico, por exemplo, é muito restrito e deve encontrar mais dificuldade do que em outros setores, pois existem diversas regras e restrições para a proteção não só dos profissionais, mas também para a segurança dos pacientes.
Dentre as normas de publicidade médica determinadas pelo Conselho Federal de Medicina estão:
- proibição a propagandas falsas;
- proibição à garantias;
- uso restritivo de foto dos pacientes;
- proibição à publicidade através de aparelhos médicos e não seus resultados;
- proibição à propagandas falsas com base em celebridades;
- tratar de maneira sigilosa o caso de cada paciente;
- imposição para as informações obrigatórias de cada médico e procedimento para ao mínimo o conhecê-lo.
O ideal para o marketing médico, com as novas atualizações do Instagram – no qual demonstra-se obrigatório para alcance e entrega dos conteúdos – a humanização da marca, a contratação do conhecimento e trabalho de equipes especializadas em Marketing médico.
Em contrapartida, a utilização correta e assertiva da rede social possibilita o escalonamento do consultório. Para a escolha de profissionais de marketing médico é necessário não só a avaliação de serviços prestados como também dos atuais clientes para uma análise geral do possível contratado.
Entenda como e o que é necessário para adaptar seu conteúdo às mudanças do Instagram
Como já demonstrado, as mudanças no Instagram são mais do que constantes e precisam de atenção, pois são responsáveis pela imagem da empresa, mas também dos profissionais atrás dela.
Quando se é produzido um conteúdo rico, há o compartilhamento daquele post de forma orgânica, ou seja, não sendo necessário investimento para alcance de público. Sendo assim, para criação de conteúdo relevante e dentro das normas de publicidade médica, o ideal é a contratação de agências especializadas que tenham convicção em seus serviços e garantias de ações dentro das barreiras impostas pela ética médica.
Além disso, uma equipe especializada possui todo o conhecimento adaptativo de como a mudança no Instagram irá alterar o marketing. Dessa forma, se preparando e garantindo que o impacto dessas variações não seja severo quanto ao rendimento e entrega dos conteúdos ao público.
Exemplificando,as mudanças no Instagram destacam que sua marca precisa ter posicionamento, valores e demonstrar essas características como diferenciais para que ocorra uma aproximação natural e genuína do público.
Essa demonstração ocorre com o kit mídia da marca e todos os conteúdos. Esses, que por sua vez, tendem a ser mais dinâmicos e rápidos, gerando relacionamento entre pessoas diversas e com interesses semelhantes.
Com as mudanças no Instagram, outra grande aposta são os stories, onde a preferência é de conteúdos na vertical, rápidos e humanizados, onde é possível o consumo desenfreado, de forma em que o próprio público passa mais tempo aproveitando o entretenimento gerado.
Além das ferramentas citadas acima, o Instagram também disponibiliza o IGTV. O Instagram em sua própria página diz que é um espaço destinado para vídeos longos e imersivos. O IGTV também possui um aplicativo independente e não impõe um número de minutos mínimos ou máximo para as publicações.
Quer ajuda profissional para administrar e gerar conteúdo para seu Instagram?
Você pode entrar em contato conosco pelo whatsapp e entender como podemos lhe ajudar com as mudanças no Instagram. Temos uma equipe atenta e que está preparada para as mudanças e os impactos causados no marketing.
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