Saiba quais são as mudanças no Instagram e como se adaptar

O Instagram é conhecido por ser muito variável quanto a entrega de conteúdo para seus usuários. Ou seja, ocorrem muitas mudanças na rede que alteram o marketing de todas as empresas que o utilizam.

As mudanças do Instagram são respostas ativas ao comportamento dos consumidores, que se alteram a todo momento. Dessa forma, não há uma fórmula mágica para a criação de conteúdo e sucesso do mesmo. É necessário conhecer seu público e ser criativo para entregar o melhor conteúdo possível.

De onde surgiram as mudanças no Instagram?

Quando falamos em melhor conteúdo possível, estamos nos referindo a Adam Mosseri, head desta rede social, que usou seu perfil para informar sobre o que mudou no Instagram e como as mudanças devem impactar no marketing das empresas.

De acordo com Adam, a rede não queria mais ser lembrada como uma rede social apenas de fotos. Por meio de pesquisas e análises de métricas, foi compreendido que os usuários reconhecem o Instagram como uma rede de entretenimento e informação.

Dessa forma, abre-se uma nova porta para a rede que foi listada pela Resultados Digitais, em parceria com a We Are Social e Hootsuite, como a quarta rede social mais usada no Brasil. Com uma porcentagem de 86.3% de adesão de brasileiros que utilizam redes sociais com frequência, é possível colecionar mais do que momentos, mas experiências e narrativas. 

O atual foco das redes sociais, graças ao que mudou no Instagram, são os vídeos, preferencialmente curtos e em formato vertical, gerando proximidade com o seguidor. Uma das ferramentas que foi implantada é o Reels, sendo essa usada também para confronto direto com a rede social TikTok.

Muitas funcionalidades a partir de então foram criadas, como os duetos, gerando possibilidade de conteúdo orgânico. Os Reels também são grandes aliados para postagens baseadas em virais e modismo, perfeitos para engajamento e alcance de público mesmo sem impulsionamento pago.

Mudança do algoritmo do Instagram irão impactar o marketing médico

Com o atual posicionamento do Instagram, novas formas de usabilidade do aplicativo também são discutidas. Porém, tudo se deve ao comportamento do consumidor e sua forma de absorver os posts da rede. 

Dentre as mudanças no Instagram estão:

  • Recomendações de conteúdo;
  • Prioridade para vídeos de entretenimento;
  • No Feed, haverá a possibilidade de conteúdos de pessoas que não são seguidas, como um sugestivo de conteúdo próximo ao entretenimento já consumido;
  • Interface amigável para vídeos gravados em tela normal e tela cheia.

Pensando nisso e entendendo as mudanças do Instagram, as empresas e profissionais devem compreender as mudanças de algoritmo da rede. Sendo assim, devem realizar diversas pesquisas e análises para o desenvolvimento e plano de ação para a geração não só de conteúdo rico, mas também a melhor forma para otimizar a passagem de informação.

O marketing médico, por exemplo, é muito restrito e deve encontrar mais dificuldade do que em outros setores, pois existem diversas regras e restrições para a proteção não só dos profissionais, mas também para a segurança dos pacientes.

Dentre as normas de publicidade médica determinadas pelo Conselho Federal de Medicina estão:

  • proibição a propagandas falsas;
  • proibição à garantias;
  • uso restritivo de foto dos pacientes;
  • proibição à publicidade através de aparelhos médicos e não seus resultados;
  • proibição à propagandas falsas com base em celebridades;
  • tratar de maneira sigilosa o caso de cada paciente;
  • imposição para as informações obrigatórias de cada médico e procedimento para ao mínimo o conhecê-lo. 

O ideal para o marketing médico, com as novas atualizações do Instagram – no qual demonstra-se obrigatório para alcance e entrega dos conteúdos – a humanização da marca, a contratação do conhecimento e trabalho de equipes especializadas em Marketing médico. 

Em contrapartida, a utilização correta e assertiva  da rede social possibilita o escalonamento do consultório. Para a escolha de profissionais de marketing médico é necessário não só a avaliação de serviços prestados como também dos atuais clientes para uma análise  geral do possível contratado.

Entenda como e o que é necessário para adaptar seu conteúdo às mudanças do Instagram

Como já demonstrado, as mudanças no Instagram são mais do que constantes e precisam de atenção, pois são responsáveis pela imagem da empresa, mas também dos profissionais atrás dela.

Quando se é produzido um conteúdo rico, há o compartilhamento daquele post de forma orgânica, ou seja, não sendo necessário investimento para alcance de público. Sendo assim, para criação de conteúdo relevante e dentro das normas de publicidade médica, o ideal é a contratação de agências especializadas que tenham convicção em seus serviços e garantias de ações dentro das barreiras impostas pela ética médica.

Além disso, uma equipe especializada possui todo o conhecimento adaptativo de como a mudança no Instagram irá alterar o marketing. Dessa forma, se preparando e garantindo que o impacto dessas variações não seja severo quanto ao rendimento e entrega dos conteúdos ao público.

Exemplificando,as mudanças no Instagram destacam que sua marca precisa ter posicionamento, valores e demonstrar essas características como diferenciais para que ocorra uma aproximação natural e genuína do público.

Essa demonstração ocorre com o kit mídia da marca e todos os conteúdos. Esses, que por sua vez, tendem a ser mais dinâmicos e rápidos, gerando relacionamento entre pessoas diversas e com interesses semelhantes.

Com as mudanças no Instagram, outra grande aposta são os stories, onde a preferência é de conteúdos na vertical, rápidos e humanizados, onde é possível o consumo desenfreado, de forma em que o próprio público passa mais tempo aproveitando o entretenimento gerado.

Além das ferramentas citadas acima, o Instagram também disponibiliza o IGTV. O Instagram em sua própria página diz que é um espaço destinado para vídeos longos e imersivos. O IGTV também possui um aplicativo independente e não impõe um número de minutos mínimos ou máximo para as publicações.

Quer ajuda profissional para administrar e gerar conteúdo para seu Instagram?

Você pode entrar em contato conosco pelo whatsapp e entender como podemos lhe ajudar com as mudanças no Instagram. Temos uma equipe atenta e que está preparada para as mudanças e os impactos causados no marketing.

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