Deseja atrair novos pacientes mas não sabe como fazer a divulgação de um consultório? Calma, a gente te ajuda!
Para Philip Kotler (2005), especialista em marketing, o conceito básico é de que “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” Pensando nesse pilar vamos te nortear sobre como divulgar consultórios.
Primeiramente devemos lembrar que ao pesquisar “como fazer a divulgação de um consultório”,o item principal que deve passar em sua cabeça é de respeitar as normas do Conselho Federal de Medicina, pois existem diversas regras na divulgação médica. Entre elas estão:
- não exponha a imagem de seus pacientes;
- cuidado com as parcerias para não ser vinculado a propagandas enganosas;
- divulgue apenas informações verídicas;
- não divulgue preços;
- informe sua especialidade e seu código de registro.
É muito importante respeitar essas normas para que não ocorram processos éticos. A sua marca deve ser respeitada e considerada uma referência. Para isso, você deve ter uma conduta íntegra.
Com isso, para a realização da divulgação de sua clínica médica, o ideal é a contratação de uma agência de marketing para consultórios. Isso porque essas empresas possuem o conhecimento necessário para a realização bem feita desse trabalho.
Em outras palavras, não se desafie a fazer sua divulgação sozinho. As agências de marketing médico estão acostumadas a técnicas e análises que você pode não ter total domínio. Inclusive, aqui no blog nós já falamos sobre como contratar uma agência de marketing digital.
Como fazer a divulgação de um consultório: análises para conhecer o mercado e o público a ser abordado
Antecipadamente, pesquise mais sobre público-alvo. Muitas pessoas possuem dificuldades em diferenciar público-alvo e persona. Ambas as ferramentas trabalham com o perfil do seu cliente, mas de formas distintas. Para isso, separamos essa matéria na qual a Hotmart ensina passo-a-passo a distinção desses termos.
Posteriormente, você deve realizar as mais variadas pesquisas em metodologias e análises. Abaixo falaremos de algumas ferramentas que são cruciais para seu estudo, pois com elas haverá mais direcionamento para seu marketing.
Sendo assim, podemos citar como técnicas importantes e atemporais a Análise Swot, onde você conhece seus pontos fortes e fracos, internos e externos e a análise dos 4 Ps do Marketing, ou seja, preço, produto, praça e promoção. Com elas é possível entender onde turbinar em melhorias e quais pontos são seus diferenciais.
Conhecer seu público alvo é importante pois a partir desse entendimento traça-se uma estratégia de comunicação e relacionamento.
Além disso, é através desse conhecimento que é possível entender a necessidade de seu serviço para aquela pessoa. Dessa forma, é mais simples atender as expectativas de seus pacientes.
De maneira simples podemos dizer que para definir seu público-alvo é necessário:
- fatores impactam em sua demanda;
- qual o problema a ser solucionado;
- qual a região geográfica que essas pessoas se encontram;
- quais as características demográficas dos consumidores;
A partir dessa base, que posteriormente pode ser aprofundada, você consegue compreender com quem suas campanhas devem conversar.
Nesse sentido, através desse conhecimento de público-alvo, como fazer a divulgação de um consultório, atinge um novo passo: respeitar e se adequar a jornada do cliente. Isso porque é necessário compreender quando e onde realizar o marketing para consultório.
Mas onde posso divulgar meu consultório?
De antemão, avisamos que somente após conhecer seu público será possível pensar nos canais para comunicação. Isso porque é necessário criar uma voz ativa, que realmente consiga de forma clara entregar sua mensagem.
Neste sentido, é imprescindível definir em quais canais você estará presente. Com isso será possível dialogar e trabalhar com ações por whatsapp, por exemplo. Além disso, é indispensável que você tenha uma fonte para receber contatos de interessados em serviços.
Para isso, você pode não só criar redes sociais para estar mais próximo ao seu público,como também desenvolver um site. Essa é uma ferramenta para centralizar informações, direcionar para outras redes e ainda informar seu público.
A RD Station, empresa referência na América Latina em marketing de atração, levanta benefícios em ter um site próprio.
Dessa forma, é possível compreender que a divulgação de um consultório envolve claramente um bom diálogo com o cliente. Com isso, é possível criar fluxos para atendimento e também a nutrição das pessoas interessadas em seus serviços apenas a longo prazo
Bem como é importante cuidar dos seus atuais clientes, os que estão propensos a precisarem de seus ofícios no futuro. É importante essa nutrição, ou seja, contatos periódicos para que, havendo a necessidade, você seja a primeira escolha.
Dessa maneira, ao trabalhar pontualmente os futuros pacientes, você estará os deixando mais propícios a contratá-lo quando houver a conveniência.
Como fazer a divulgação de um consultório envolve muita resiliência e testes, para isso, conte com a ajuda de uma equipe especializada nesse segmento.
Não se esqueça também de seu planejamento estratégico. Isso porque todas as suas atividades em marketing devem estar interligadas e bem pensadas para que haja efetividade. Ou seja, há muito trabalho a ser feito.
Agora você já sabe como fazer a divulgação de um consultório. Qual o próximo passo?
Com certeza falamos em muitas análises e ações para que o marketing para consultório tenha êxito. Porém, o trabalho deve ser bem feito. Para isso, frisamos que a orientação e trabalho com uma boa agência de marketing digital tornará tudo mais simples.
Bem como bons médicos possuem maior taxa de sucesso, bons profissionais de marketing com suas especialidades têm mais feitos. A Agência M4H possui uma equipe qualificada, com grande leque de serviços e clientes da área médica. Garantindo assim, especialidade e conhecimentos de bagagem para agregar em seu consultório.
Entre em contato conosco pelo Whatsapp e conheça mais sobre as possibilidades de como fazer a divulgação de um consultório.
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