O que é Marketing de Relacionamento e porque é tão necessário?

Você sabe o que é Marketing de Relacionamento e como funciona? Sabe se já utilizou essa estratégia ou se é um ponto a ser fortalecido em sua clínica?

O nome parece complicado, mas saiba que, apesar de simples, é extremamente importante para estreitar laços com pacientes, funcionários e fornecedores. Nessa matéria você vai entender o que é Marketing de Relacionamento com paciente, como funciona e quais as melhores estratégias. Continue nos acompanhando.

O que é Marketing de Relacionamento para clínicas?

Em um mundo digital, você pode se conectar com qualquer pessoa que tenha acesso a internet. Dessa forma, você pode falar com um amigo no Instagram ou seguir um antigo colega no LinkedIn. Entretanto, uma conexão não é um relacionamento, não é mesmo?

Essas são duas coisas completamente diferentes. Ou seja, enquanto uma conexão está a um simples clique de distância, um relacionamento requer muito mais que comprometimento pessoal.

Muito além disso, um relacionamento sadio precisa de espaço e tempo para amadurecer e se solidificar. Logo, a capacidade de fazer networking a todo instante certamente tem suas vantagens, mas também cria uma cultura imediatista.

Pacientes e clientes esperam resultados rápidos quando fazem networking por redes sociais e sites, em vez de desenvolver um relacionamento aos poucos. Esse tipo de comportamento nos fez esquecer que existem pessoas reais por trás dos perfis e das contas de e-mail. 

Por isso, é imprescindível trabalhar estratégias de marketing de relacionamento com o cliente. Dessa forma, o paciente se sente mais do que atendido, ele se sente acolhido e compreendido. Mas afinal, o que é marketing de relacionamento?

Trata-se de uma estratégia que visa construir e fortalecer vínculos com pacientes e seus familiares, funcionários e fornecedores. Nesse sentido, não é só um relacionamento, mas sim um acolhimento com quem quer que o procure.

De acordo com a Delloite, no ano de 2021 existem 7 tendências no marketing que não podem ser esquecidas. E, entre essas tendências, está a experiência humana.

Ainda sobre a matéria,  o texto afirma que esse tipo de experiência prima pelo desenvolvimento de produtos e serviços focados não só na experiência, como também na conexão humana. Em outras palavras, tornar a experiência mais acolhedora e memorável possível.

Quais estratégias e ações de Marketing de Relacionamento utilizar em clínicas?

De acordo com Neil Patel, o marketing de relacionamento pode ser considerado uma fonte de propaganda gratuita garantida. Afinal, quem não gosta de ser agradado e ser bem atendido, não é mesmo?

Dentre tantas estratégias, o que é o marketing de relacionamento na esfera de planejamento publicitário? Podemos afirmar que é peça fundamental para conquistar a confiança dos pacientes.

Não adianta ter a melhor agência de marketing de São Paulo e o melhor Instagram médico se sua equipe não está motivada e não consegue cativar os pacientes. Ou seja, não basta atrair pacientes por meio de redes sociais. É preciso saber mantê-los com um relacionamento saudável.

Claro, um bom marketing médico, voltado para clínicas é importante, pois é o cartão de visitas. Simultaneamente, o marketing de relacionamento deve entrar em ação. Acompanhe as melhores estratégias.

Conheça seus pacientes, colaboradores e fornecedores

Saber dados como telefone, email, aniversário, se tem animais de estimação ou não, tem filhos, é casado(a) é importantíssimo. É por meio deles que você vai estreitar laços.

Mandar mensagens de aniversário, dia das mães ou um simples lembrete de que a data da consulta se aproxima é um carinho que nem todos têm.

Personalize

Esqueça as mensagens automáticas. Tente, ao máximo, tornar pessoal o recado que você quer mandar. Ao fazer isso, você consegue despertar um sentimento de importância em quem lê.

O que é marketing de relacionamento senão tornar mais pessoal cada ação que envolva seus clientes e colaboradores, não é mesmo?

Fidelizar com pequenas vantagens

Sim, todos gostamos de presentes! Seja um desconto, uma avaliação gratuita ou até mesmo um e-book com informações relevantes sobre tratamentos e estilo de vida fazem muito a diferença.

Entretanto, é preciso saber o que mandar e para quem mandar. Para isso, é preciso ter um marketing digital para médicos mais assertivo e que conheça cada uma das necessidades dos pacientes e colaboradores.

Um belo sorriso e acolhimento

O atendimento ao público precisa ser impecável. E não importa se é atendimento virtual ou pela clínica, ser agradável e acolhedor é sempre necessário.

Quem está na linha de frente, lidando com o público, precisa ter muita sensibilidade para isso. Ou seja, nunca saberemos o que acontece na vida da pessoa que procura a clínica ou consultório. Por isso, ser gentil e ter prontidão são pontos altos em um atendimento.

Ser presente e atrativo

Já falamos que gerenciar redes sociais da área médica exige muito e que também é muito importante. Contudo, não basta ter os perfis nas redes sociais e uma página da clínica, hospital ou consultório.

É preciso estar presente, atento aos conteúdos mais relevantes, interagindo e facilitando a vida dos pacientes. Logo, para que isso aconteça, é necessário  trabalhar o marketing de conteúdo.

Nele você disponibilizará conteúdos ricos por meio de:

  • Blog;
  • Landing page;
  • Redes sociais;
  • Email marketing.

Sendo assim, além de construir um relacionamento mais duradouro e sólido, o paciente se sente mais seguro. Isso acontece devido ao inbound marketing, que transmite a ideia do profissional ser autoridade.

O que é Marketing de relacionamento para sua clínica?

Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento, certamente também sabe o quão importante é. Portanto, precisa ser planejada com consciência e foco.

Entretanto, é uma tarefa que exige muito estudo, tempo e expertise para não ter um efeito contrário. Ou seja, quando aplicada de forma errada, como frequência incorreta de publicações e mail marketing com conteúdo defasado, é possível que o relacionamento fique fragilizado.

É uma imensa responsabilidade deixar isso em mãos inexperientes. Por isso, nós da Agência M4H, somos especialistas na área de marketing médico.

Sabemos o que e quando fazer para que você e sua clínica se tornem expoentes na área em que atuam. Conheça nossos Serviços e todos os Clientes que atendemos.

Aliás, clique no botão do WhatsApp aqui ao lado para começar a conversar conosco. Será um prazer atendê-lo!

Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Médico

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