A tecnologia é maravilhosa e mudou nossas vidas ao longo dessas últimas duas décadas. Inclusive, o manual de publicidade médica precisou se adequar devido às redes sociais e blogs pessoais. Você sabia disso?
A facilidade em criar um site e perfis em redes sociais proporcionou uma avalanche de publicidade médica. Afinal, é uma forma muito barata de propaganda e de rápido retorno.
Entretanto, nem tudo pode ser publicado e há regras específicas para que isso aconteça. Pensando nisso, nós criamos um guia de publicidade médica no qual você vai saber o que pode ou não, o que acontece quando há uma denúncia e como evitar essa dor de cabeça. Continue nos acompanhando!
O que é publicidade médica?
De uma forma bem simples, a publicidade médica é qualquer tipo de propaganda que tenha o intuito de promover médico ou clínica, veiculada tanto de forma física quanto virtual. Esse tipo de comunicação tem uma função específica: atingir o consumidor final, que no caso é o paciente.
Ao contrário de outras profissões, a área da medicina é regida pelo Manual de Publicidade Médica. É ele que determina quais os limites saudáveis da publicidade médica nas redes sociais e na internet em geral.
Isso se deve ao fato de que não é uma simples peça de marketing de produto ou objeto. O assunto principal é a saúde e a vida dos pacientes, que muitas vezes encontram-se vulneráveis e fragilizados.
Para que não haja um abuso desse público, os pacientes, foi concebido o código de publicidade médica. Dessa forma, o paciente fica protegido de possíveis propagandas maliciosas. Mas afinal, o que pode e o que não pode publicar?
Propaganda médica: o que pode publicar?
Quando a publicação tem como tema central a responsabilidade social ou que seja informativa, não há problemas. Inclusive, essa é uma prática bastante estimulada, já que é benéfica tanto para quem consome o conteúdo quanto para quem fornece.
Frisamos que é benéfica, pois o paciente enriquece seu repertório e fica muito mais informado. E é benéfico para o médico ou a clínica que veiculou esse material pois aumenta a credibilidade e sobe mais um degrau rumo ao topo, que é tornar-se um expoente em sua área de atuação.
Quais as obrigações de quem faz publicidade médica?
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 1.974/2011 quem pratica a publicidade médica é obrigado a:
- apresentar nome do médico ou diretor técnico da instituição;
- apresentar CRM na propaganda;
- informar área de atuação;
- apresentar RQE quando se fizer necessário.
Quais as proibições que são mais infringidas?
Infelizmente, com tantos detalhes que aparecem no código de publicidade médica, alguns desavisados (ou distraídos) acabam cometendo deslizes. Aliás, isso é mais comum do que se pode imaginar.
Como as redes sociais são extremamente sedutoras e rendem boa propaganda, é fácil se deixar levar. Ter mais seguidores, gerar mais leads e, consequentemente, mais pacientes, é a meta de todo profissional da medicina que quer se manter ativo e relevante no mercado.
De todas as muitas proibições, algumas são mais infringidas. Veja abaixo:
- fotos e selfies em local de trabalho;
- fotos comparativas de antes e depois de um determinado tratamento;
- exageros nas expressões, como por exemplo, “o melhor”, “o único” e “garantia de sucesso”;
- exagerar nas representações visuais com o intuito de induzir a promessa de resultados.
Quais as punições ao cometer uma infração?
Cometeu um deslize e o CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) foi acionado? Saiba que há implicações bem severas quando o assunto é infração na publicidade médica.
Parece um exagero, mas não é. Como foi dito anteriormente, o público alvo são pacientes, pessoas que podem estar fragilizadas e serem facilmente manipuladas por publicidade maliciosa.
Primeiramente, o CODAME irá analisar a denúncia. Em seguida vai ver a extensão da infração e solicitará contato com a clínica ou o médico. Esse contato visa que a propaganda que infringiu o código de publicidade médica seja tirada de circulação.
A partir daí a infração pode ocasionar um processo ético, que varia de uma simples advertência à cassação.
Surgiu uma dúvida! Posso ou não publicar isso?
Está preparando a campanha semanal de marketing para clínica e surgiu uma dúvida se pode ou não publicar o seu conteúdo? Não se preocupe. Você pode entrar em contato diretamente com o CODAME e pedir uma análise prévia da publicação.
Lembre-se, é extremamente importante ter em mente quem você quer atingir com a publicidade, ou seja, o paciente. Logo, nem é preciso discutir sobre ser ético e proteger seu público.
Médico pode fazer propaganda. Mas está preparado para essa responsabilidade?
Pegar o celular, escrever algumas palavras e escolher uma foto não leva mais que 5 minutos, não é mesmo? Entretanto, existe uma estratégia imensa por trás de toda publicidade médica.
Inicialmente, é preciso traçar uma estratégia. Você quer se tornar uma referência na sua área de atuação ou quer mais pacientes? Em seguida é preciso entender quem é seu público, para que o material criado seja específico para ele.
Mas não é só isso, você precisa saber como anunciar no Google Ads para ter mais visibilidade. E para isso é necessário ser bem assertivo na criação da campanha.
Gerenciar o marketing de conteúdo e, principalmente, focar no marketing de relacionamento são passos importantíssimos para estreitar laços com seus pacientes.
Bom, isso é uma pequena parcela de tudo que precisa ser feito antes de uma publicação em um blog ou em uma rede social. Bastante coisa, não? Mas nós vamos dar uma dica para facilitar sua vida!
[DICA] Agência de publicidade médica existe e vai ajudar você
Criar e administrar a área de publicidade médica pode até parecer simples, entretanto, é preciso utilizar e aprimorar técnicas de marketing digital para médicos. Ou seja, demanda tempo de estudo e muito trabalho.
Acreditamos que seu tempo é valioso demais e que decisões importantes são tomadas no seu dia a dia. Dessa forma, elaborar conteúdos e estratégias de publicidade médica (que não infrinjam nenhuma regra) seriam um fardo adicional que você não precisa carregar.
Pensando nisso, nós da Agência M4H nos especializamos em Publicidade Médica. Conhecemos bem o território e sabemos onde, o que e quando publicar.
Além disso, oferecemos Serviços que vão desde o Branding e concepção da identidade visual até otimização de publicações e marketing de conteúdo.
Conheça nossos Clientes e comprove nosso talento em cuidar da sua imagem no mundo virtual.
Tem alguma dúvida ou quer saber mais? Basta clicar no botão do Whatsapp ao lado e começar a conversar com um de nossos colaboradores. Teremos o prazer em atender você.
Agência M4H – Marketing for Health
Especializada em Marketing Médico
520